Pular para o conteúdo principal

Rádio PolicialBR 24 horas com você. Notícias e entretenimento.

PolicialBR esta no Google Play | Instale nosso App em seu celular

Telhada apreende adolescente em SP e o chama de "vagabundo" e "safado" no Facebook

O VEREADOR E CORONEL DA RESERVA PAULO TELHADA (PSDB) USOU O FACEBOOK NESTA QUINTA-FEIRA (9) PARA DIVULGAR A APREENSÃO DE UM ADOLESCENTE NO BEXIGA, REGIÃO CENTRAL DE SÃO PAULO. MENOR DE IDADE, O RAPAZ, DE 16 ANOS, HAVIA TENTADO FURTAR O CELULAR DE OUTRA ADOLESCENTE QUE PASSAVA PELA RUA SAMUEL DAS NEVES. NO BOLSO DO ADOLESCENTE HAVIA UM ALICATE.
QUINTO VEREADOR MAIS VOTADO NA CAPITAL PAULISTA NA ELEIÇÃO DE 2012, TELHADA, EX-COMANDANTE DO 1º BATALHÃO DO CHOQUE DA ROTA, DIVULGOU O TEXTO NA PÁGINA ONDE MAIS DE 115 MIL PESSOAS O SEGUEM NA REDE SOCIAL. NELE, SE REFERIU AO ADOLESCENTE COMO "MELIANTE", "SAFADO" E "VAGABUNDO" E SALIENTOU QUE ELE JÁ HAVIA PASSADO PELA FUNDAÇÃO CASA, HÁ DOIS MESES, POR TRÁFICO DE DROGAS E VANDALISMO.
TELHADA CHAMA ADOLESCENTE DE "SAFADO" E "VAGABUNDO"

Segundo o vereador, no texto, a abordagem dele ao rapaz ocorreu quando saía para almoçar e com apoio de policiais de um batalhão próximo. Dali, encaminharam o menor apreendido ao 5º Distrito Policial (Aclimação) para registrar boletim de ocorrência.
Antes, porém, o coronel fez questão de salientar: "No momento da abordagem tivemos nosso carro colidido por outro carro que passava no local, amassando a porta traseira. Além de eu ter me machucado, ainda ficamos com um prejuízo financeiro".
Adolescente foi liberado horas depois
No 5º DP, a delegada que atendeu a ocorrência no plantão, Priscila de Oliveira Rodrigues, afirmou que o adolescente seria liberado mediante a apresentação de um responsável. Ela confirmou as passagens anteriores do rapaz pela Fundação Casa, a partir do depoimento dele, mas afirmou que, pela lei, a tentativa de furto pela qual ele responderá não implica em apreensão.
"Não ficou constatado uso de violência, nem grave ameaça. O que ele disse, e mesmo a vítima relatou, é que puxou o celular dela na rua. Como o alicate apreendido estava no bolso, não ficou configurado roubo ou tentativa de roubo", declarou a delegada. Segundo ela, o adolescente disse que a ferramenta seria usada, "na verdade, para quebrar cadeados e furtar bicicletas". "Mas de modo algum ele mostrou esse alicate à vítima", concluiu.
"O bicho saiu pulando igual a um cabrito; o derrubei na peitada"
Em entrevista ao UOL no final da tarde, Telhada, empossado hoje vice-presidente da Comissão de Segurança Pública da Câmara, afirmou que agiu ao ver o ladrão "puxando o cabelo e dando tapa na menina, uma mocinha".
"Estava com um amigo no carro, quando vimos que era um assalto e saímos correndo atrás dele. Estava passando um carro, quase fui atropelado e meu veículo foi atingido; tive um baita prejuízo. [O menor infrator] Era um garotão esguio, e o bicho saiu pulando igual um cabrito até que eu o derrubei na peitada".
Mesmo assim, contou que foi ferido pelo alicate do menino em um dos dedos. "Infelizmente, mais uma vez as nossas leis mostram a eficácia delas", concluiu, sobre a soltura do apreendido horas depois.
Internautas lamentam que Telhada não feriu jovem
Nos comentários na postagem, internautas parabenizaram o coronel pela atitude, pediram mudanças na lei para punir com mais rigor menores infratores ou lamentaram que uma atitude mais drástica da parte de Telhada não tivesse sido adotada em relação ao adolescente. Alguns sugeriram, por exemplo, que o menor tivesse sido baleado ou tido os dentes quebrados.
Indagado se a divulgação desse tipo de material não fomenta mais violência, Telhada discordou –mas enfatizou: não incentiva o cidadão "não policial" a reagir.
"Quem fala isso não tem coragem nem de prender o cara. Fico chateado, porque as pessoas falam esses absurdos quando estão nervosas, mas, na hora de sentar no banquinho perante o juiz, é o policial quem tem que ir", disse, para completar: "Mas nunca aconselho que o sujeito reaja em uma situação dessas, a menos que seja policial, ainda que à paisana: se mesmo à paisana visse e não fizesse nada, seria um covarde. Tem, sim, que prender o vagabundo."
Do UOL, em São Paulo

Comentários

  1. Subten Clóvis idealizador das PECs 195 e 300 de 200810 de maio de 2013 10:27

    Parabéns meu grande amigo Vereador Coronel Telhada, tenho orgulho de ter colaborado com sua campanha, envolvendo minha família e amigos, pois conheço sua atuação como Cel. da PMESP e, agora por estar Vereador, continua com os mesmos princípios que regem nosso regulamento, defender a qualquer risco a integridade física de todos os cidadãos brasileiros sejam eles quais forem, mesmo que amanhã eles se voltem contra nós.

    ResponderExcluir
  2. NÃO ENTENDO A REVOLTA DA MATÉRIA DIZENDO QUE O CORONEL CHAMOU O ADOLESCENTE DE VAGABUNDO, SAFADO E OUTRAS COISAS MAIS - ELE SÓ DISSE A VERDADE EM QUE TODOS NÓS ESTAMOS COM A GARGANTA PRESA PARA NÃO FALAR MAIS DO QUE ISSO - VAGABUNDO É POUCO!!!

    PARABÉNS CORONEL

    ResponderExcluir
  3. E esse "de menor" é o que então???
    Vagabundo e safado é pouco...

    ResponderExcluir
  4. Parabéns ao Cel. Telhada. E quanto aos pilantras que ficaram revoltados em razão dos adjetivos atribuídos ao vagabundo, que peguem o safado e o levem para suas casas.

    ResponderExcluir
  5. vagabundo é pouco...ta com dó leva pra casa e da comida e roupa lavada pra esse lixo, parabens coronel, lixo tem que ser tratado assim mesmo..

    ResponderExcluir
  6. Não vagabundo e safado sou eu que levanto as 03:30 da manhã para entrar no serviço as 06:45...Qualquer dia deste do um tiro no meu pé....

    ResponderExcluir
  7. apoio os comentarios acima e reforço mais ainda, e os pais deste menor são SAFADOS TAMBEM E NÃO SOUBERAM EDUCA-LOS,,ENQUANTO O MENO SE ACHAR DONO DA SITUAÇÃO;ELES VÃO CONTINUAR DE MAU A PIOR.TENTARAM ME ROUBAR EM UM SEMAFARO NO CENTRO DE SÃO PAULO E PEGUEI UM MENOR E O CONDUSI PRA DELEGACIA E AO CHEGAR A MÃE DO MALDITO JA ESTAVA LÁ E ME XINGOU...É MOLE OU QUE MAIS

    ResponderExcluir
  8. DO JEITO QUE A MÍDIA É HIPÓCRITA NESTE PAÍS, SÓ FALTAVA QUEREREM PROCESSAREM O VEREADOR E CORONEL REFORMADO DA PM,POR TER PRENDIDO E CHAMADO DE VAGABUNDO QUE ESTAVA ASSALTANDO, COMO SE ASSALTAR FOSSE PROFISSÃO LICITA NESTE PAÍS! A NÃO SER A DOS POLÍTICOS, POIS ELES ASSALTAM DE FORMA LICITA, POIS FORAM ELEITOS PELO VOTO POPULAR, ILÍCITA POR QUE ABUSAM DA CONFIANÇA DO VOTO E DESVIAM VERBAS PÚBLICAS!

    ResponderExcluir
  9. É SAÚADADES DA QUELES TEMPOS, EM QUE SE RESPEITAVA UM CORONEL. EU ERA CRIANÇA NA MINHA PACATA CIDADE DO MEU CEARÁ. QUANDO MEU SAUDOSO TIO MANOEL FERREIRA TITULADO DELEGADO DA QUELA CIDADE. ME LEMBRO COMO SE FOCE HOJE. QUANDO ELE BATIA O PER NO CHÃO E COM ALTORIDADE ORDENAVA ALI PARA QUE FOCE-MOS TODOS PARA CASA. ONDE TODOS RESPEITARIA-MOS AS ORDEM DADAS POR ELE E IAM TODOS PARA CASA. COMO SE FOSSE (UM TOQUE DE RECOLHER.) ÓNDE TODOS DE MENORES JÁ SABIAMOS QUE AS 10:00 HS. TINHA-MOS QUE ESTAR DENTRO DE CASA. QUEM NÃO SE LEMBRA DIETO? ENQUANTO HOJE UMA ALTORIDADE DESTA É DESREPEITADA PELA MAIORIA DA POPULÇÃO. A´TÉ POR MUITOS QUE COMEM NO MESMO PRATO QUE ELES COMEM. QUAL O PM. QUE NÃO GOSTARIA DE ESTAR NO LUGAR DELE? MAIS VEJO MUITOS QUE TEM MUITA IRA E INVEJA DELE.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

ANTES DE ESCREVER LEIA COM ATENÇÃO: Palavras de baixo calão, racismo, ofensas, ameaças e tudo mais de não estejam de acordo com os bons costumes e as leis vigentes não será aprovado. Expressão do pensamento é um direito Constitucional, expresse o seu com educação e propriedade. Os comentários publicados não traduzem a opinião do blog. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate dos problemas brasileiros e mundiais e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo. O IP do comentarista fica arquivado e pode ser fornecido por Ordem Judicial.

| Mais Acessados na Última Semana |

Usar arma de uso restrito com porte ilegal agora é crime hediondo

Aprovada urgência para projeto que torna crime hediondo o porte ilegal de armas de uso restrito O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, por 332 votos a 7 e 2 abstenções, o regime de urgência para o Projeto de Lei 3376/15, do Senado, que torna crime hediondo a posse ou o porte ilegal de arma de fogo de uso restrito das forças policiais e militares. Após a votação, a sessão ordinária foi encerrada. Projeto de Lei do Senado nº 230, de 2014, de autoria do Senador Marcelo Crivella, constante dos autógrafos em anexo, que “Altera a Lei nº 8.072, de 25 de julho de 1990, para incluir o crime de posse ou porte ilegal de arma de fogo de uso restrito no rol dos crimes hediondos”. A Lei 8.072/90 define como hediondos os crimes de homicídio praticado por grupo de extermínio; homicídio qualificado; latrocínio; genocídio; extorsão qualificada por morte; extorsão mediante sequestro; estupro; disseminação de epidemia que provoque morte; falsificação, corrupção, adulteração ou alteração de produto …

Aprovado PL que da poder de polícia administrativa às polícias e bombeiros militares do Brasil

O poder de polícia administrativa trás condições das polícia militares e bombeiros atuarem de forma efetiva em eventos, estabelecimentos comerciais e outros. Autor: Capitão Augusto - PR/SPData da apresentação:  04/02/2015 Ementa: Regula as ações de Polícia Administrativa exercida pelos Corpos de Bombeiros Militares dentro das suas atribuições de prevenção e extinção de incêndio, e perícias de incêndios e ações de defesa civil, de busca salvamento, de resgate e atendimento pré-hospitalar e de emergência; e pelas Polícias Militares no exercício da Polícia Ostensiva e Polícia de Preservação da Ordem Pública, e dá outras ...Leia integra do PL 196/2015Regula as ações de Polícia Administrativa exercida pelos Corpos de Bombeiros Militares dentro das suas atribuições de prevenção e extinção de incêndio, e perícias de incêndios e ações de defesa civil, de busca salvamento, de resgate e atendimento pré-hospitalar e de emergência; e pelas Polícias Militares no exercício da Polícia Ostensiva e Pol…

ROTA invade tribunal e resgata ex-presidiário

Sim, o título acima está correto. Numa incrível operação relâmpago, PMs de ROTA impedem que tribunal do crime assassine um ex-presidiário

A ROTA está nas ruas 24 horas por dia, todos os dias, o ano inteiro. Seu efetivo é dividido em três Companhias: Noturna, Matutina e Vespertina. Esta matéria relata uma incrível ocorrência de resgate conduzida pelo Pelotão do Tenente PM Soares, que patrulhava a Zona Leste de São Paulo às 21:40 nesta segunda-feira, dia 14. “O despacho do Policiamento de Choque do COPOM nos informou que uma pessoa estava sendo torturada na favela Eliane, numa casa com detalhes verdes no seu portão, localizada na rua Esperança. Pelas particularidades que nos foram relatadas, estava claro que a ocorrência envolvia a ação de um ‘tribunal do crime’ provavelmente comandado pelo PCC. Imediatamente acionei meu Pelotão”, relata o Tenente de ROTA Soares. O nome dessa rua, 'Esperança', não podia ser menos adequado em função do cenário que os PMs iriam encontrar em poucos…

Policiais e bombeiros militares não sabem a força que tem

Deputado Federal Capitão Augusto orienta os militares de São Paulo sobre a força política da classe
Por mais que façamos aqui pela Câmara dos Deputados, aprovando projetos dando mais direitos e garantias aos policiais e não deixando ser aprovado nenhum projeto que os prejudique, a grande reivindicação que recebo dos policiais refere-se a questão do aumento salarial.
Infelizmente Deputados não podem apresentar projetos que gerem despesas para o executivo, então está fora de nossa competência atender essa solicitação, o que nos resta é cobrar (e muito) do governador e fazer articulação para que ele conceda o tão esperado aumento salarial.
Hoje temos força política para eleger representantes para Assembleia Legislativa, Câmara dos Deputados e para todos cargos nas eleições municipais. Está na hora de influenciarmos as eleições para Governador e Senador, um que reconheça nosso valor, ou ficaremos fadados a apenas reclamar nos bastidores.
Nós podemos muito mais que isso! Somos quase 150.000 po…

Deputado capitão Augusto requer moção de repúdio contra Secretário de Segurança Pública e Governador de São Paulo Geraldo Alckmin

DEPUTADO CAPITÃO AUGUSTO REQUER MOÇÃO DE REPÚDIO CONTRA O SECRETÁRIO DE SEGURANÇA PÚBLICA DE SÃO PAULO E CONTRA O GOVERNADOR POR TANTO DESRESPEITO ÀS LEIS E AOS POLICIAIS MILITARES DE SÃO PAULO
O Deputado Capitão Augusto entrou hoje, 10, com dois Requerimentos de Moção de Repúdio contra o Secretário de Segurança Pública, Mágino Alves Barbosa Filho, e contra o Governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, por desrespeitar as leis e aos policiais militares. Essas moções fazem parte de uma série de medidas que o parlamentar está adotando para tornar público as medidas descabíveis desse governo contra os policiais militares e a segurança pública do país, e para que entendam que tudo tem um limite. A categoria não vai tolerar mais tanto descaso e desrespeito. O Deputado estará revelando ao país e ao mundo que Alckmin não serve para governar o país, deve ser ignorado e descartado como candidato à Presidência da República. CAPITÃO AUGUSTO conclama os militares e familiares a somarem esforços para…