Pular para o conteúdo principal

Assine a nossa Newsletter e receba em seu e-mail as principais notícias

 

PolicialBR esta no Google Play | Instale nosso App em seu celular

Telhada apreende adolescente em SP e o chama de "vagabundo" e "safado" no Facebook

O VEREADOR E CORONEL DA RESERVA PAULO TELHADA (PSDB) USOU O FACEBOOK NESTA QUINTA-FEIRA (9) PARA DIVULGAR A APREENSÃO DE UM ADOLESCENTE NO BEXIGA, REGIÃO CENTRAL DE SÃO PAULO. MENOR DE IDADE, O RAPAZ, DE 16 ANOS, HAVIA TENTADO FURTAR O CELULAR DE OUTRA ADOLESCENTE QUE PASSAVA PELA RUA SAMUEL DAS NEVES. NO BOLSO DO ADOLESCENTE HAVIA UM ALICATE.
QUINTO VEREADOR MAIS VOTADO NA CAPITAL PAULISTA NA ELEIÇÃO DE 2012, TELHADA, EX-COMANDANTE DO 1º BATALHÃO DO CHOQUE DA ROTA, DIVULGOU O TEXTO NA PÁGINA ONDE MAIS DE 115 MIL PESSOAS O SEGUEM NA REDE SOCIAL. NELE, SE REFERIU AO ADOLESCENTE COMO "MELIANTE", "SAFADO" E "VAGABUNDO" E SALIENTOU QUE ELE JÁ HAVIA PASSADO PELA FUNDAÇÃO CASA, HÁ DOIS MESES, POR TRÁFICO DE DROGAS E VANDALISMO.
TELHADA CHAMA ADOLESCENTE DE "SAFADO" E "VAGABUNDO"

Segundo o vereador, no texto, a abordagem dele ao rapaz ocorreu quando saía para almoçar e com apoio de policiais de um batalhão próximo. Dali, encaminharam o menor apreendido ao 5º Distrito Policial (Aclimação) para registrar boletim de ocorrência.
Antes, porém, o coronel fez questão de salientar: "No momento da abordagem tivemos nosso carro colidido por outro carro que passava no local, amassando a porta traseira. Além de eu ter me machucado, ainda ficamos com um prejuízo financeiro".
Adolescente foi liberado horas depois
No 5º DP, a delegada que atendeu a ocorrência no plantão, Priscila de Oliveira Rodrigues, afirmou que o adolescente seria liberado mediante a apresentação de um responsável. Ela confirmou as passagens anteriores do rapaz pela Fundação Casa, a partir do depoimento dele, mas afirmou que, pela lei, a tentativa de furto pela qual ele responderá não implica em apreensão.
"Não ficou constatado uso de violência, nem grave ameaça. O que ele disse, e mesmo a vítima relatou, é que puxou o celular dela na rua. Como o alicate apreendido estava no bolso, não ficou configurado roubo ou tentativa de roubo", declarou a delegada. Segundo ela, o adolescente disse que a ferramenta seria usada, "na verdade, para quebrar cadeados e furtar bicicletas". "Mas de modo algum ele mostrou esse alicate à vítima", concluiu.
"O bicho saiu pulando igual a um cabrito; o derrubei na peitada"
Em entrevista ao UOL no final da tarde, Telhada, empossado hoje vice-presidente da Comissão de Segurança Pública da Câmara, afirmou que agiu ao ver o ladrão "puxando o cabelo e dando tapa na menina, uma mocinha".
"Estava com um amigo no carro, quando vimos que era um assalto e saímos correndo atrás dele. Estava passando um carro, quase fui atropelado e meu veículo foi atingido; tive um baita prejuízo. [O menor infrator] Era um garotão esguio, e o bicho saiu pulando igual um cabrito até que eu o derrubei na peitada".
Mesmo assim, contou que foi ferido pelo alicate do menino em um dos dedos. "Infelizmente, mais uma vez as nossas leis mostram a eficácia delas", concluiu, sobre a soltura do apreendido horas depois.
Internautas lamentam que Telhada não feriu jovem
Nos comentários na postagem, internautas parabenizaram o coronel pela atitude, pediram mudanças na lei para punir com mais rigor menores infratores ou lamentaram que uma atitude mais drástica da parte de Telhada não tivesse sido adotada em relação ao adolescente. Alguns sugeriram, por exemplo, que o menor tivesse sido baleado ou tido os dentes quebrados.
Indagado se a divulgação desse tipo de material não fomenta mais violência, Telhada discordou –mas enfatizou: não incentiva o cidadão "não policial" a reagir.
"Quem fala isso não tem coragem nem de prender o cara. Fico chateado, porque as pessoas falam esses absurdos quando estão nervosas, mas, na hora de sentar no banquinho perante o juiz, é o policial quem tem que ir", disse, para completar: "Mas nunca aconselho que o sujeito reaja em uma situação dessas, a menos que seja policial, ainda que à paisana: se mesmo à paisana visse e não fizesse nada, seria um covarde. Tem, sim, que prender o vagabundo."
Do UOL, em São Paulo

Comentários

  1. Subten Clóvis idealizador das PECs 195 e 300 de 200810 de maio de 2013 10:27

    Parabéns meu grande amigo Vereador Coronel Telhada, tenho orgulho de ter colaborado com sua campanha, envolvendo minha família e amigos, pois conheço sua atuação como Cel. da PMESP e, agora por estar Vereador, continua com os mesmos princípios que regem nosso regulamento, defender a qualquer risco a integridade física de todos os cidadãos brasileiros sejam eles quais forem, mesmo que amanhã eles se voltem contra nós.

    ResponderExcluir
  2. NÃO ENTENDO A REVOLTA DA MATÉRIA DIZENDO QUE O CORONEL CHAMOU O ADOLESCENTE DE VAGABUNDO, SAFADO E OUTRAS COISAS MAIS - ELE SÓ DISSE A VERDADE EM QUE TODOS NÓS ESTAMOS COM A GARGANTA PRESA PARA NÃO FALAR MAIS DO QUE ISSO - VAGABUNDO É POUCO!!!

    PARABÉNS CORONEL

    ResponderExcluir
  3. E esse "de menor" é o que então???
    Vagabundo e safado é pouco...

    ResponderExcluir
  4. Parabéns ao Cel. Telhada. E quanto aos pilantras que ficaram revoltados em razão dos adjetivos atribuídos ao vagabundo, que peguem o safado e o levem para suas casas.

    ResponderExcluir
  5. vagabundo é pouco...ta com dó leva pra casa e da comida e roupa lavada pra esse lixo, parabens coronel, lixo tem que ser tratado assim mesmo..

    ResponderExcluir
  6. Não vagabundo e safado sou eu que levanto as 03:30 da manhã para entrar no serviço as 06:45...Qualquer dia deste do um tiro no meu pé....

    ResponderExcluir
  7. apoio os comentarios acima e reforço mais ainda, e os pais deste menor são SAFADOS TAMBEM E NÃO SOUBERAM EDUCA-LOS,,ENQUANTO O MENO SE ACHAR DONO DA SITUAÇÃO;ELES VÃO CONTINUAR DE MAU A PIOR.TENTARAM ME ROUBAR EM UM SEMAFARO NO CENTRO DE SÃO PAULO E PEGUEI UM MENOR E O CONDUSI PRA DELEGACIA E AO CHEGAR A MÃE DO MALDITO JA ESTAVA LÁ E ME XINGOU...É MOLE OU QUE MAIS

    ResponderExcluir
  8. DO JEITO QUE A MÍDIA É HIPÓCRITA NESTE PAÍS, SÓ FALTAVA QUEREREM PROCESSAREM O VEREADOR E CORONEL REFORMADO DA PM,POR TER PRENDIDO E CHAMADO DE VAGABUNDO QUE ESTAVA ASSALTANDO, COMO SE ASSALTAR FOSSE PROFISSÃO LICITA NESTE PAÍS! A NÃO SER A DOS POLÍTICOS, POIS ELES ASSALTAM DE FORMA LICITA, POIS FORAM ELEITOS PELO VOTO POPULAR, ILÍCITA POR QUE ABUSAM DA CONFIANÇA DO VOTO E DESVIAM VERBAS PÚBLICAS!

    ResponderExcluir
  9. É SAÚADADES DA QUELES TEMPOS, EM QUE SE RESPEITAVA UM CORONEL. EU ERA CRIANÇA NA MINHA PACATA CIDADE DO MEU CEARÁ. QUANDO MEU SAUDOSO TIO MANOEL FERREIRA TITULADO DELEGADO DA QUELA CIDADE. ME LEMBRO COMO SE FOCE HOJE. QUANDO ELE BATIA O PER NO CHÃO E COM ALTORIDADE ORDENAVA ALI PARA QUE FOCE-MOS TODOS PARA CASA. ONDE TODOS RESPEITARIA-MOS AS ORDEM DADAS POR ELE E IAM TODOS PARA CASA. COMO SE FOSSE (UM TOQUE DE RECOLHER.) ÓNDE TODOS DE MENORES JÁ SABIAMOS QUE AS 10:00 HS. TINHA-MOS QUE ESTAR DENTRO DE CASA. QUEM NÃO SE LEMBRA DIETO? ENQUANTO HOJE UMA ALTORIDADE DESTA É DESREPEITADA PELA MAIORIA DA POPULÇÃO. A´TÉ POR MUITOS QUE COMEM NO MESMO PRATO QUE ELES COMEM. QUAL O PM. QUE NÃO GOSTARIA DE ESTAR NO LUGAR DELE? MAIS VEJO MUITOS QUE TEM MUITA IRA E INVEJA DELE.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Os comentários não representam a opinião do site PolicialBR, elas obedecem os princípios da liberdade de expressão.


| Mais Acessados na Última Semana |

Justiça Militar manda PM reintegrar cabo acusado de matar atriz durante blitz em Presidente Prudente

Decisão publicada nesta quarta-feira (18) atende a um pedido de tutela de urgência feito pela defesa. Marcelo Aparecido Domingos Coelho foi demitido da corporação em abril de 2015. oi publicada nesta quarta-feira (18) no Diário da Justiça Militar a decisão do juiz substituto da 2ª Auditoria do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo (TJM-SP), Marcos Fernando Theodoro Pinheiro, que determina a imediata reintegração de Marcelo Aparecido Domingos Coelho aos quadros da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Em abril de 2015, o então cabo da PM foi demitido pela corporação, após ser acusado no processo que envolveu a morte da atriz e produtora cultural Luana Barbosa durante uma blitz policial na Avenida Joaquim Constantino, na Vila Formosa, em Presidente Prudente.
O juiz levou em consideração a absolvição que Coelho obteve na Justiça Militar, sob o argumento de “legítima defesa” e do “estrito cumprimento do dever legal”, o que, segundo o magistrado, de certa forma, contradiz c…

Policial civil morto em mega-assalto a empresa de valores é enterrado

Vítima foi morta a tiros durante ação dos criminosos que explodiram sede da Protege em Araçatuba (SP). Policial estava de folga. O corpo do policial civil André Luís Ferro da Silva, morto durante o mega-assalto a empresa Protege em Araçatuba (SP) nesta segunda-feira (16), foi enterrado na manhã desta terça-feira (17) em um cemitério particular da cidade. Ferro tinha 37 anos e foi baleado durante a ação. Ele foi socorrido com vida, mas morreu durante atendimento na Santa Casa. Silva era investigador e integrante do Grupo de Operações Especiais (GOE), e deixou filhos e a esposa.
O velório da vítima foi feito em um salão de uma funerária em Araçatuba e, do local, o caixão seguiu em um caminhão do Corpo de Bombeiros em cortejo com viaturas das polícias Militar e Civil até o cemitério. Segundo a Polícia Militar, o policial civil estava de folga do serviço e foi ao local para ver o que acontecia após ser chamado pelos pais, que moram perto da sede da Protege.
O grupo criminoso, cerca de 40 la…

Alckmin propõe reajuste de 7% para policiais

ATENÇÃO- ATENÇÃO ESTA NOTÍCIA É DO ANO DE 2013 E ESTA CIRCULANDO NAS REDES SOCIAIS COMO SENDO ATUAL

O governador Geraldo Alckmin anunciou nesta sexta-feira, 13, o envio à Assembleia Legislativa de um projeto de lei que concede aumento salarial de 7% para os membros da Polícia Militar, da Polícia Civil e da Polícia Técnico-Científica. O reajuste também será estendido aos agentes penitenciários. Aposentados e pensionistas das quatro categorias também terão o mesmo benefício. No total, serão beneficiados 172 mil policiais militares, 53 mil policiais civis e 33 mil agentes penitenciários. O custo para o Tesouro do Estado será de R$ 983 milhões por ano. Esta é a terceira vez que o governador Alckmin concede aumento salarial acima da inflação do período. Desde o último reajuste, o índice oficial de inflação acumulada é 5,66%. Em outubro de 2011, os policiais tiveram 15% de aumento retroativo a julho de 2011. Em agosto de 2012, o aumento foi de 11%. Com a nova proposta, o reajus…

PL 920: uma bomba atômica no funcionalismo público que Alckmin quer ver aprovado a todo custo.

O governador Geraldo Alckmin protocolou na quinta-feira, 5/10, o Projeto de Lei 920/2017, que representa uma verdadeira bomba atômica no Estado de São Paulo, sobretudo um verdadeiro ataque aos servidores estaduais e à prestação de serviços públicos. Publicado no Diário Oficial já no dia seguinte, o PL formaliza a renegociação da dívida de São Paulo com a União, ampliando o prazo de pagamento.
            Em contrapartida, o Estado se compromete a cumprir as exigências do governo federal, que impõe um verdadeiro arrocho salarial sobre os servidores públicos. Essa cruel punição aos servidores foi aprovada no ano passado pelo Congresso Nacional. Seu embrião foi o PLP 257, apresentado pela presidente Dilma, que depois foi maquiado pelo governo Temer e transformado na Lei Complementar federal 156/2016.
            Se o PL 920 for aprovado – e espero que não seja –, haverá um congelamento não só de salários, mas também da evolução funcional de todos os servidores estaduais, ficando suspens…

Mais de 1 milhão de votos foram validados no Prêmio Congresso em Foco. Deputado Capitão Augusto esta entre os melhores de 2017.

Um dos três filtros desta décima edição do Prêmio Congresso em Foco 2017, a consulta popular na internet para a escolha dos melhores deputados e senadores do ano teve 1.034.683 votos validados, distribuídos por 130.113 pessoas, entre 1º e 30 de setembro. Os participantes da votação digital podem ter certeza de uma coisa: poucas consultas feitas pela internet são tão bem monitoradas quanto esta. Os vencedores serão conhecidos na próxima quinta-feira (19), na festa de premiação, a ser realizada no Unique Palace, a partir das 20 horas.
Desta vez, foi adotado o sistema de votação desenvolvido pela mais conceituada empresa de software de pesquisas do mundo, a Survey Monkey,  companhia norte-americana reconhecida mundialmente por sua capacidade de processamento e segurança de dados, e também pela auditoria realizada diariamente em cada um dos votos recebidos. Esses votos passam inicialmente pela checagem e filtragem dos seus números de Internet Protocol – o famoso IP, número pelo qual o di…