Pular para o conteúdo principal

PolicialBR esta no Google Play | Instale nosso App em seu celular

Maior facção criminosa do país se estabeleceu em Nova Andradina, diz polícia

A Polícia Civil afirmou não ter dúvidas quando à presença e atuação da maior facção criminosa do país, o Primeiro Comando da Capital (PCC), em Nova Andradina. A declaração é resultado de levantamento que aponta o crescimento de ações ligadas ao crime organizado nos últimos meses.
 Segundo a Delegacia Regional de Polícia Civil, apesar da redução no número de crimes ligados à violência física, as ações contra o patrimônio chamam a atenção, principalmente roubos a camionetes e carros. Conforme a autoridade policial, pelo menos seis camionetes foram roubadas somente em 2013.
No mês de março, até um caminhão, avaliado em R$ 200 mil, foi levado em uma ação que teria contado com a participação de aproximadamente seis pessoas. “As atividades não se restringem ao perímetro urbano, pois os autores não têm se importado com a área de atuação. Seja na cidade ou na zona rural, se há o bem que desperta interesse aos criminosos, eles entram e praticam o crime”, afirmou o delegado André Novelli.
 A Polícia Civil tem atuado na identificação dos integrantes e procura desmantelar a quadrilha, porém, as autoridades  acreditam que, com uma estrutura organizada e número considerável de pessoas à disposição do crime, o combate se torna uma tarefa difícil. “Não estamos lidando com surgimento da facção e sim, com a instalação dela. Percebo que acontece uma aceleração da atividade criminosa, como se fosse uma empresa em pleno crescimento”, avaliou o delegado.
 A polícia afirma que este cenário remete ao tráfico de drogas, uma vez que, os veículos roubados são utilizados como moeda de troca para aquisição de entorpecentes no Paraguai. “São apenas 4h de viagem para se chegar à fronteira. Às vezes esse é o tempo que as vítimas levam para conseguir escapar e acionar a polícia”, pontuou Novelli.
Em relação às ações de combate ao tráfico de drogas, o delegado afirmou que, na visão dos traficantes, os prejuízos são pequenos, mesmo quando a polícia realiza apreensões expressivas. “É difícil falar em valores, pois sabemos que a quantidade de droga é muito grande. Acreditamos que, o montante de entorpecente apreendido é pequeno em relação ao volume que é transportado. São muitas rotas alternativas, e como há consumidores destes produtos, os traficantes só pensam no lucro, ignorando o mal social que suas práticas provocam”, afirmou o policial, ao dizer que, quem atua no tráfico envenena a sociedade, e compromete o futuro, inclusive de seus próprios filhos.
 Segundo ele, a maior dificuldade é que a investigação criminal tem regras, limites individuais que são impostos pelo Estado. “Os criminosos se vestem como cidadãos de bem e se valem dos direitos destes mesmos cidadãos. Cabe a nós, policiais, o ônus da prova e aí surgem as dificuldades. Os bandidos não têm limites, mas a polícia tem”, desabafa.  
Como exemplo, o policial afirmou que, quando um ladrão age, ele deixa o local do crime e, pouco depois é localizado pelas autoridades já de mãos vazias. 
 “Arma vai para um lado, veículo para outro, produto da ação para outro. Como a gente faz para prender? Existe uma estrutura com funcionários a serviço do crime em número bem maior do que o efetivo policial”, disse.
 A polícia afirma ainda que, muitos casos de furtos de motocicletas estão ligados à logística do tráfico. Essas motos seriam utilizadas para distribuição de entorpecentes no perímetro urbano, transporte da droga por vias alternativas, como estradas vicinais e ainda como moeda de troca por substâncias ilícitas. “Os agentes do tráfico negociam com grupos criminosos menores, que ficam responsáveis por ações de menos expressão, como a subtração de motos. O que parece ser um caso isolado de furto é, na verdade, uma ação ligada de forma indireta à indústria da droga”, conclui.
 Responsável pela Delegacia Regional da Polícia Civil, localizada em Nova Andradina, o delegado André Novelli avalia que, mais de 80% da população carcerária tem envolvimento com tráfico de drogas. 
 A recomendação da autoridade policial, principalmente aos proprietários de camionetes, é ter atenção redobrada e, em caso de roubo, não reagir para evitar atos violentos por parte dos criminosos, e acionar a polícia de imediato.  
Em março de 2012, o Ministério Público Estadual (MPE) já havia oferecido denúncia contra diversos integrantes de organização criminosa ligada ao Primeiro Comando da Capital (PCC) que vinham atuando no município. Ao todo, foram denunciadas 16 pessoas pela prática dos crimes de quadrilha e associação ao tráfico, três pelo envolvimento em crime de roubo e outras nove pelo cometimento de crimes de ameaça e cárcere privado, estes praticados contra integrantes da própria organização.
Fatima News

Comentários

  1. Dr. André, quero afirmar que, enquanto a CCJ e
    a CDH perocupam-se com problemas fúteis, como
    sejam: homofobia e heterofobia deveriam estarem
    preocupados com a segurança pública, com os gastos desnessários com o erário e outros temas
    de suprema necessidade social.
    Agradeço à vossa atenção, subscrevo-me cordialmente.
    Vice-presidente do (PMB-PE).

    ResponderExcluir
  2. POis é Sr José, são tantos e tantos projetos fúteis que os srs de paletós da política buscam aprovar nas suas reuniões. Segurança Pública, Saúde e Educação não são do interesse deles, porque têm dinheiro para viver bem nestes 3 itens. E a lei é branda para os porcos corruptos em geral...em breve estes traficantes estarão soltos matando policiais e pessoas inocentes e praticando outras maldades

    ResponderExcluir

Postar um comentário

ANTES DE ESCREVER LEIA COM ATENÇÃO: Palavras de baixo calão, racismo, ofensas, ameaças e tudo mais de não estejam de acordo com os bons costumes e as leis vigentes não será aprovado. Expressão do pensamento é um direito Constitucional, expresse o seu com educação e propriedade. Os comentários publicados não traduzem a opinião do blog. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate dos problemas brasileiros e mundiais e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo. O IP do comentarista fica arquivado e pode ser fornecido por Ordem Judicial.

| Mais Acessados na Última Semana |

ROTA invade tribunal e resgata ex-presidiário

Sim, o título acima está correto. Numa incrível operação relâmpago, PMs de ROTA impedem que tribunal do crime assassine um ex-presidiário

A ROTA está nas ruas 24 horas por dia, todos os dias, o ano inteiro. Seu efetivo é dividido em três Companhias: Noturna, Matutina e Vespertina. Esta matéria relata uma incrível ocorrência de resgate conduzida pelo Pelotão do Tenente PM Soares, que patrulhava a Zona Leste de São Paulo às 21:40 nesta segunda-feira, dia 14. “O despacho do Policiamento de Choque do COPOM nos informou que uma pessoa estava sendo torturada na favela Eliane, numa casa com detalhes verdes no seu portão, localizada na rua Esperança. Pelas particularidades que nos foram relatadas, estava claro que a ocorrência envolvia a ação de um ‘tribunal do crime’ provavelmente comandado pelo PCC. Imediatamente acionei meu Pelotão”, relata o Tenente de ROTA Soares. O nome dessa rua, 'Esperança', não podia ser menos adequado em função do cenário que os PMs iriam encontrar em poucos…

Aprovado PL que da poder de polícia administrativa às polícias e bombeiros militares do Brasil

O poder de polícia administrativa trás condições das polícia militares e bombeiros atuarem de forma efetiva em eventos, estabelecimentos comerciais e outros. Autor: Capitão Augusto - PR/SPData da apresentação:  04/02/2015 Ementa: Regula as ações de Polícia Administrativa exercida pelos Corpos de Bombeiros Militares dentro das suas atribuições de prevenção e extinção de incêndio, e perícias de incêndios e ações de defesa civil, de busca salvamento, de resgate e atendimento pré-hospitalar e de emergência; e pelas Polícias Militares no exercício da Polícia Ostensiva e Polícia de Preservação da Ordem Pública, e dá outras ...Leia integra do PL 196/2015Regula as ações de Polícia Administrativa exercida pelos Corpos de Bombeiros Militares dentro das suas atribuições de prevenção e extinção de incêndio, e perícias de incêndios e ações de defesa civil, de busca salvamento, de resgate e atendimento pré-hospitalar e de emergência; e pelas Polícias Militares no exercício da Polícia Ostensiva e Pol…

Para "comemorar aniversário", PCC planeja matar juiz, procurador, delegado e agentes

dia 31 de agosto, data em que a facção criminosa faz aniversário de 24 anos. O PCC (Primeiro Comando da Capital) planeja matar um juiz federal, um procurador da República, um delegado federal e pelo menos quatro agentes penitenciários de Porto Velho (RO) até o
A maior facção criminosa do país já matou três agentes penitenciários federais, entre setembro de 2016 e maio deste ano, de acordo com investigações da PF (Polícia Federal). Para executar os atentados, o PCC criou células de inteligência que, entre outras ações, monitoram a rotina dos agentes públicos escolhidos como alvos.
A informação sobre a possibilidade de novos assassinatos consta em ofício assinado pelo diretor do presídio federal de Porto Velho, Cristiano Tavares Torquato, a cujo conteúdo o UOL teve acesso com exclusividade. O documento foi encaminhado no último dia 17 de agosto ao superintendente regional da Polícia Federal de Rondônia, Araquém Alencar Tavares de Lima. A reportagem confirmou a veracidad…

Polícia Civil decide hoje se cruza os braços a partir de amanhã

Executivo local reforça que, neste ano, não tem dinheiro para pagar o reajuste salarial pleiteado pelos agentes.Policiais civis podem entrar em greve ou interromper serviços essenciais para a população a partir de amanhã. Em uma assembleia com indicativo de greve, marcada para as 14h de hoje, a categoria deve decidir o que fazer para pressionar o governo a conceder o reajuste salarial pleiteado desde o ano passado. Eles reivindicam a manutenção da paridade salarial com a Polícia Federal, que conseguiu reajuste de 37% parcelado em três anos.

Na semana passada, policiais civis se reuniram com o chefe da Casa Civil, secretário Sérgio Sampaio; a secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão, Leany Lemos; o secretário interino de Fazenda, Wilson de Paula, além dos deputados distritais e agentes da Polícia Civil Wellington Luiz (PMDB) e Claudio Abrantes (sem partido) e o deputado federal Roney Nemer (PP-DF). O deputado distrital Wasny de Roure mandou representante.
Durante o encontro, o Exec…

Vaccarezza é preso em nova fase da Operação Lava Jato em São Paulo

Ex-deputado, que deixou o PT, foi líder dos governos Lula e Dilma. Segundo o MPF, ele recebeu a maior parte de um total de propina que soma US$ 500 mil. O ex-líder dos governos Lula e Dilma na Câmara dos Deputados Cândido Vaccarezza, que deixou o PT, foi preso nesta sexta-feira (18) em São Paulo. Ele é alvo da Operação Abate, uma das duas novas fases da Operação Lava Jato deflagradas nesta manhã. A prisão é temporária, válida por cinco dias. Por volta das 9h, Vaccarezza estava em casa sob custódia da PF. Ele deve seguir para Curitiba ainda nesta sexta. O G1 tenta contato com a defesa do ex-deputado, com PT e com as empresas citadas. Principais pontos das investigações Ações apuram o favorecimento de empresas estrangeiras em contratos com Petrobras. Operação Abate investiga fraudes no fornecimento de asfalto para a Petrobras por uma empresa norte-americana, entre 2010 e 2013. Funcionários da Petrobras, o PT e, principalmente, Cândido Vaccarezza teriam recebido propinas que somam US$ 5…